Carreta carregada com 35 mil quilogramas de GLP tomba na BR-153, em Centralina

Carreta carregada com 35 mil quilogramas de GLP tomba na BR-153, em Centralina

Nesta terça-feira, 22 de junho, por volta das 13 horas, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado pela Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil – Triunfo Concebra, para atender a um perigo de explosão / incêndio na BR-153, altura do km 14, próximo ao município de Centralina.

De acordo com as informações repassadas via 193, o motorista de uma carreta carregada com aproximadamente 35 mil quilogramas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), extremamente inflamável com risco de explosão, perdeu o controle do veículo vindo a sair da pista de rolamento. O condutor da carrega sofreu lesões leves e já teria sido conduzido pela concessionária Triunfo até o atendimento médico.

Para atender a um possível risco de explosão / incêndio, de imediato, uma guarnição de socorro do 2° Pelotão BM foi enviada ao acidente.
No local, os militares constataram que o tanque que armazena o produto estava íntegro e sem vazamentos.

No entanto, devido à situação da carreta, que encontrava-se tombada e carregada com GLP sob pressão, e à necessidade de manuseio da carga química para transposição para outra carreta, o risco de explosão e/ou incêndio não foi descartado.

Então, as equipes presentes no local realizaram a sinalização e isolamento da área de ocorrência, de acordo com o indicado por manuais de emergências químicas, até a chegada da empresa responsável pelo transbordo e atendimento de emergência da carga de GLP.

Por volta das 18 horas, a operação de transbordo do produto perigoso foi iniciada tomando todas as medidas de segurança possíveis, como o aterramento do tanque e uso de EPIs pelas equipes. Também, o CBMMG montou uma linha de ataque com capacidade de até 2000 litros de vazão de água por minuto, a fim de dispersar o gás em caso de vazamento e combater focos de incêndio.

Às 21 horas, a operação foi suspensa com a transposição de aproximadamente 50% da carga de GLP, sendo que será retomada nesta quarta-feira, dia 23, no período diurno. Em casos de emergências, disque 193. Amigo certo nas horas incertas!

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: