SÁBADO, 24 DE AGOSTO DE 2019
Plantão
Destaques

Samarco testa sirene de emergência com moradores de Mariana (MG)

Publicado dia 11/02/2019 às 10h41min
Depois do rompimento da barragem de Fundão, em 2015, empresa já realizou quatro simulações de pânico com a população da região

A mineradora Samarco realizou, neste domingo (10), um teste com as sirenes que serão acionadas em casos de emergência em Mariana, a 110 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a empresa, a simulação tem acontecido mensalmente desde março de 2018 para que a população se acostume com o alerta sonoro que será ativado em situações, como rompimento de barragem. A ação é um acordo da companhia com a Defesa Civil.

Neste domingo, foram acionadas as sirenes das comunidades de Bento Rodrigues, Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras, Campinas, Gesteira, Barreto e sede de Barra Longa. Uma mensagem de voz alertou os moradores que se tratava de um teste.

Desde o colapso da barragem de Fundão, em 2015, que deixou 19 mortos, a Samarco realizou quatro simulados para treinar a população e os agentes municipais sobre como proceder em momentos de pânico.

Ainda de acordo com a empresa, suas barragens de mineração são monitoradas 24 horas por dia e não há nenhuma notificação de instabilidade.

Fonte: Pablo Nascimento, do R7