O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais trabalhou em conjunto com demais instituições atuantes na ocorrência que parou a BR 365

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais trabalhou em conjunto com demais instituições atuantes na ocorrência que parou a BR 365

Nesta segunda feira em Ituiutaba. A grande operação que foi montada após a colisão do caminhão que transportava produtos tóxicos com a defesa lateral da pista na entrada da referida cidade contou com a presença dos Bombeiros Militares em todo o tempo.
Os militares utilizaram do Manual da Abiquim (Manual para atendimento a Emergências com Produtos Perigosos) para adotar os procedimentos necessários quanto a isolamento do local, riscos à população e meio ambiente e EPIs necessários para utilização na ocorrência. O manual em questão informa o número ONU (quatro algarismos que servem para identificar produtos químicos em qualquer lugar do mundo) e a classificação de risco dessas substâncias, mostrando como identificar cada um através do painel de segurança e dos rótulos de risco. O manual tem um guia que mostra como a pessoa deve agir em caso de acidente e quais as precauções na hora de transportar esses produtos.
Os bombeiros utilizaram roupão de combate a incêndio e equipamento de proteção respiratório para a execução do isolamento do local com os limites ditados pelo manual. Foi realizado também análises de como o acidente teria afetado a área e orientações foram sendo passadas a população que estava ali.
Durante o restante do dia e da noite, os militares foram empenhados e ficaram a postos no local, preparados para atuar caso fosse necessário. O transbordo e a limpeza da região afetada foi realizada por empresa especializada, logo após a pista foi sendo liberada de forma gradual e segura. O Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba continuou seu trabalho de prevenção mesmo após a liberação da rodovia.
Aproveitando o ensejo, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, ressalta a importância de toda a população respeitar os limites impostos de isolamento pelos órgãos responsáveis pelo andamento de ocorrências envolvendo produtos perigosos. A saúde e o bem-estar da sociedade assim como a preservação do meio ambiente é prioridade para as instituições atuantes, é pensando nisto que estas ações de isolamento são executadas.
Em caso de emergências ligue 193. Bombeiro o amigo certo nas horas incertas.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: