Campanha de vacinação antirrábica termina dia 30

Campanha de vacinação antirrábica termina dia 30

Capinópolis – MG

A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis está realizando a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em cães e gatos, tendo como meta vacinar 3.152 cães e 376 gatos, tendo vacinado desde o princípio da campanha 1528 cães e 147 gatos na cidade e 735 cães e 128 gatos na zona rural, estando, portanto, próximo a cumprir a meta de vacinação de gatos, porém, de cães ainda faltam quase mil animais, sendo, portanto, fundamental que as pessoas que têm animais que procurem o centro de endemias, no Bairro São João, a conhecida Sucam, para vacinar os animais.

Segundo a educadora em saúde do município, Marilaine Vilela, nesta semana as equipes estão visitando alguns domicílios em Capinópolis para vacinar os animais e, na zona rural, estão visitando a região do Poço e da Beleza.

“Acreditamos que iremos bater nossa meta, mesmo com as dificuldades de divulgação devido ao período eleitoral”, disse Marilaine, chamando atenção de todas as pessoas para que levem seus animais de estimação para vacinar.

Conheça um pouco mais sobre a raiva:

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

Fotos: Divlgação

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: